Pesquisa personalizada

terça-feira, 7 de julho de 2009

Amway - A Fraude Americana

Esse é um depoimento de um americano que diz ter sido vítima de uma fraude elaborada pela Amway. Esse blog não pode garantir a veracidade dos fatos aqui narrados, portanto cabe ao leitor fazer seu próprio julgamento. Eric Scheibeler é autor e auditor fiscal do governo americano.
Se você trabalha ou pretende trabalhar com a Amway deve ler esse depoimento.


Meu nome é Eric Scheibeler. Como você está lendo este texto, acredito que tenhamos muito em comum. Eu fui recrutado no negócio da Amway nos Estados Unidos e passei quase uma década construindo meu negócio Amway de abrangência internacional, até chegar ao nível de Fundador Esmeralda. Os princípios de negócios apresentados a mim pareciam sólidos e a integridade daqueles ao meu redor parecia ser da mais alta estatura. Eu tive contato pessoal com Rich DeVos e trabalhei diretamente com Fred Harteis, recente presidente da IBOAI e Diamante Duplo. Foi nessa época, como um auditor federal que fui, que infelizmente descobri e documentei bilhões de dólares em fraude ao consumidor nos negócios internacionais da Amway. Recebi ameaças contra a minha vida, a vida de minha esposa e a de meu filho, mas não serei intimidado a me calar. Ao contrário daqueles que recrutaram a você, eu não vou perder ou ganhar dinheiro com sua decisão. Porém, você pode estar arriscando muito. Por favor, peço que leia os fatos abaixo e tome uma decisão consciente pela sua família.


O golpe americano é chamado de marketing ou mercado multi-level (vários níveis), MLM ou às vezes marketing de network ou relacionamento. Ele promete ser a oportunidade de uma vida para você administrar seu negócio de casa. Na verdade, ele tem causado perdas financeiras, perda de tempo, tem arruinado carreiras, levado pessoas à ruína, causado a perda de bens e destruindo famílias por todo o mundo. A verdade sobre suas operações e seus terríveis resultados financeiros é escondida daqueles que são abordados.


O marketing multi-level é tecnicamente legal na maioria dos países, mas a maior empresa deste tipo – os promotores da Amway, e suas filiais, Quixtar, A2K, Amvio – e outras, operam de uma forma onde 99% de todas as pessoas que são recrutadas a investir irão perder. Por esta razão, empresas como a Amway/Quiztar devem ser tratadas como fraudes ao consumidor, e não “oportunidades”. Um negócio onde 99% daqueles levados a investir perdem dinheiro não é um negócio legítimo.


Já que a enganação é rotineiramente empregada para atrair pessoas a entrarem em um programa onde quase todas irão perder dinheiro, não devemos tratar esse esquema como um negócio verdadeiro. Ao contrário, ele deve ser encarado como o que é – um esquema elaborado de pirâmide. Ele funciona assim:


Os Cinco Truques Usados Para Atrair Consumidores Para o Golpe da Amway


1. Você pode fazer dinheiro vendendo produtos para sua família, amigos e vizinhos.
Os promotores da Amway e da maioria das empresas MLM dizem oferecer a maior oportunidade de negócios do mundo, a qual, eles dizem, é baseada na venda de produtos. Promete-se a cada vendedor, distribuidor, investidor, vítima que ele será um “proprietário independente de um negócio” que poderá comprar produtos a preços de atacado da Amway / Quixtar, e que então poderá ter uma renda através da venda lucrativa no varejo para a sua família, amigos e vizinhos.
Isto é uma mentira. Quase ninguém realmente consegue ganhar um lucro verdadeiro comprando estes produtos e revendendo-os ao público, Por quê? Os produtos são caros demais. Produtos similares ou mais baratos estão disponíveis nas lojas.


2. Você pode ganhar bônus dos produtos comprados por todos familiares, amigos e vizinhos que você recrutar.
Então, como o esquema continua se poucas pessoas podem vender os produtos aos consumidores com lucro? Aqui é onde a próxima fase da enganação começa. Os promotores dizem aos novos investidores que eles podem na verdade ganhar ainda mais dinheiro se recrutarem outros vendedores para o programa. Promete-se a cada vendedor um bônus pelas compras feitas pelos novos recrutas. Adicionalmente, cada pessoa pode ganhar mais bônus quando seus recrutas recrutam outras pessoas. Cada pessoa pode ganhar dinheiro no negócio em diferentes níveis de novos investidores, recrutas.
Portanto, apesar de quase ninguém conseguir fazer dinheiro vendendo os produtos diretamente ao consumidor, cada pessoa é encorajada a recrutar mais gente para o negócio. Eles são ensinados a serem 100% leais a seu próprio negócio, e são doutrinados a “super consumir” produtos freqüentemente muito mais caros dos que eles normalmente comprariam. Comprar produtos para você mesmo não é um negócio.
Dizem aos recrutados que o negócio onde se ganha dinheiro grosso vem do recrutamento de outras pessoas como eles mesmos. É assim que sua renda vai se multiplicar. Se eles recrutarem seis pessoas, que por sua vez recrutarem apenas quatro outras, por exemplo, a pessoa no topo vai ter trinta no total, e esta pessoa irá ganhar um “bônus” em cada compra feita pelos novos recrutados. Os números não param por aí. Eles podem ir ao infinito, ou assim nos disseram. Os vinte e quatro novos investidores podem também sair recrutando, trazendo 144 mais pessoas e assim por diante. Apesar de ninguém poder fazer dinheiro vendendo os produtos no varejo, eles podem fazer dinheiro só por recrutar suficiente pessoas.
Da mesma forma que a promessa de que é possível se vender os produtos da Amway para a família, amigos e vizinhos é falsa, a promessa que qualquer um pode recrutar um grupo enorme também é falsa. Apenas uma minúscula minoria consegue ficar no topo de um grupo, onde grandes bônus são pagos, enquanto a maioria ficará embaixo, onde continuarão perdendo dinheiro.
Há uma segunda parte neste truque. Para que o vendedor consiga se qualificar para receber os bônus nas compras de sua “linha infinita” de novos recrutas, mandam que ele atinja seus “100 PV” de compras de produtos. “PV” ou pontos de volume é uma quantidade que deve ser comprada ou vendida para se obter o bônus a cada mês. Por isso, a maioria das pessoas continua a comprar produtos caros todos os meses enquanto tentam recrutar outros para sua “organização”. O investimento inicial cresce a cada mês que eles continuam no programa, assim como seus prejuízos.


3. Quanto mais você sobe na organização, mais você ganha.
A Amway e outros esquemas deste tipo utilizam um plano de pagamento complicado. Poucas pessoas entendem exatamente como o “plano de compensação” funciona. Quanto mais alto você sobe na escala, supostamente mais você ganha. Quotas de recrutas e volumes de compras de seu grupo são exigidos para se alcançar níveis mais altos de bônus de 1000, 2500, 4000 e 7500 pontos. Como resultado, muita gente compra mais produtos para atingir os níveis mais altos. Muitos ex-distribuidores relatam terem um porão cheio de utensílios de cozinha, aspiradores de pó, cosméticos ou caixas de vitaminas. Dessa forma, o próximo nível de bônus é atingido. Eles são então, com grande fanfarra, exibidos nos palcos dos seminários como “líderes de sucesso”. Infelizmente, os custos subiram muito mais que os bônus recebidos. Mais prejuízos.


4. Para ter sucesso, você precisa de treinamento e motivação e deve escutar as pessoas que já tiveram sucesso no programa.
Mais uma vez, uma enganação multi-level é promovida. Os cursos de treinamento, seminários e fitas são muito caros e aumentam o prejuízo crescente. As taxas de prejuízo de 99% não mudam. Mas, até mais mentirosa é a afirmação de que as pessoas apresentando os seminários e vendendo os livros devem seu sucesso aos negócios na Amway / Quixtar. Não é verdade. A maior parte do dinheiro que eles ganham vem da venda dos livros e seminários. Os livros e seminários não ajudam os recrutas a terem sucesso. Eles apenas ajudam as pessoas que os vendem.
O novo recruta da Amway / Quixtar começa acreditando que os lucros vêm da venda de produtos para consumidores de verdade. Eles descobrem que isso não é lucrativo. Na verdade, menos de 20% de todos os produtos da Amway / Quixtar são comprados por consumidores normais. Todo o resto é comprado pelos próprios vendedores. Esta é uma violação das leis antipirâmide dos EUA.
Em seguida, dizem que eles devem investir mais dinheiro em treinamento e nos seminários, livros e fitas motivacionais. Eles gastam grandes quantias viajando para os seminários. Compram livros e fitas todas as semanas. E nada de lucro. Apenas mais prejuízo. Eles tentam recuperar as perdas tirando dinheiro de outros que também irão perder. Mas mesmo isso é uma tarefa sem futuro. Tentar ganhar dinheiro do prejuízo dos outros significa correr atrás de mais e mais recrutas. Eles não percebem que mais de 50% dos recrutas desistem no primeiro ano. Logo, eles também estarão entre aqueles que desistem.


5. A Enganação Final: Se você não tiver sucesso, a culpa é toda sua.
Dirão a cada novo recruta desde o começo que o programa é a melhor oportunidade de negócios do mundo. Os líderes nos seminários mostrarão seus relógios, jóias e carros caros. Mostrarão suas mansões luxuosas e contarão a respeito de viagens exóticas, todas ganhas, como eles falsamente sugerem, da venda de produtos Amway. Políticos importantes e até líderes religiosos são pagos regiamente para falar nas reuniões de recrutamento, dando ao esquema todo o seu apoio e bênçãos.
Portanto, quando os recrutados finalmente desistem e se desligam, perdendo milhares de dólares, ou talvez dezenas de milhares e meses e até anos de esforços, a maioria acredita no que lhe disseram: foi tudo culpa deles mesmos.


Dez Verdades


1. Cerca de 99% de todas as pessoas que entram para a Amway / Quixtar nunca têm lucro. O prejuízo é tão grande que essa fraude ao consumidor não pode ser chamada de uma oportunidade legítima de negócios.


2. Para conseguir com que as pessoas entrem para um esquema MLM no qual quase todos vão ter prejuízo precisa-se usar muita enganação. Os promotores não dizem a verdade.


3. As pessoas no topo escondem fatos básicos dos recrutas como a renda média, os custos verdadeiros do negócio, as taxas de desistência, e quanto do total do dinheiro do bônus vão receber. Eles também não revelam a fonte de seu dinheiro, a maior parte do qual vem da venda dos materiais de treinamento.


4. Apenas uma pequena parte dos produtos Amway / Quixtar são vendidos na verdade para consumidores finais. As pessoas que compram estes produtos o fazem na esperança de investir em uma oportunidade de negócios. O negócio não é, portanto “venda direta” mas a venda fraudulenta de uma “oportunidade de negócios”.


5. Mais de 50% de todas as pessoas que entram nesses esquemas desistem no primeiro ano. Tentar ganhar dinheiro com recrutamento é, portanto um esforço longo e custoso. Quando uma pessoa começa construir sua “equipe” eles já estão na base de alguém com uma equipe muito grande. Apenas uma ínfima minoria pode estar no topo em um determinado momento.


6. Aqueles poucos no topo da pirâmide ganham seu dinheiro diretamente das perdas sofridas por todos os novos recrutas (investidores).


7. Os treinamentos e os seminários, livros e fitas de motivação são um negócio secreto tocado pelos principais promotores do esquema. A compra de fitas e livros não aumentam as chances de uma pessoa ter sucesso. Apenas aumentam seu prejuízo.


8. As pessoas que vendem os livros e fitas não são necessariamente bem-sucedidas no negócio da Amway / Quixtar. Ao contrário, eles ganham a maior parte de seu dinheiro vendendo os materiais de recrutamento. As afirmações sobre seu sucesso e que o negócio é “uma grande oportunidade” são falsos.


9. O esquema recruta mais e mais pessoas todos os anos, mas muitos desistem. Por isso o esquema pode correr por muitos anos antes que precise encontrar outras áreas com mais pessoas (carne fresca) para recrutar. Quanto mais tempo ele opera, mais pessoas são lesadas.


10. A maior razão pela qual o governo dos EUA não investiga estes esquemas de enganação e práticas fraudulentas e os enquadra como esquemas de pirâmide que são, é que os líderes do esquema contribuem com enormes quantias para as campanhas eleitorais dos políticos. Não é porque uma certa organização MLM como Amway / Quixtar não tenha sido processada pelo governo que isso signifique que seja legítima.


Para repórteres investigativos e agências governamentais que desejem examinar o golpe da Amway.


Qualquer oportunidade de negócios com uma taxa de fracasso de 99% não é um negócio. É fraude. A Amway sabe há mais de 20 anos que quase todos os que são recrutados em suas teias, o são através de mentiras, sendo fraudados e deixados com prejuízos. Vítimas em inúmeros países têm me contatado e fornecido testemunhos específicos de prejuízos devastadores. Veja os fatos. Consiga da Amway uma lista de todos os distribuidores que foram recrutados nos últimos dois anos. Escolha ao acaso 100 deles e examine suas declarações de renda. Você verá que quase 100% perderam dinheiro.


Qualquer negócio de venda direta que não venda a maioria de seus produtos para alguém de fora do negócio viola as leis anti-pirâmide dos EUA. Mas a Amway é um negócio de venda em pirâmide que usa o fluxo de produtos para disfarçar o fato de que o dinheiro é simplesmente sugado daqueles na base para aqueles no topo da pirâmide. Em minha experiência, menos de 20% de todos os produtos são vendidos a um consumidor final de fora do sistema.


A Amway diz que uma grande quantidade de bônus é paga aos distribuidores para demonstrar que eles têm lucro e que este é um negócio legítimo. Novamente, esta é uma ilusão, já que virtualmente todos os participantes perdem dinheiro depois de pagarem as “despesas de negócio” e depois de comprarem produtos de preço mais alto. Este esquema suga o trabalho, talento e recursos de um país e os envia a alguns milionários americanos.


A gerência sênior da Amway já sabia 20 anos atrás que a força de distribuidores estava sendo sujeita a táticas de cultos (lavagem cerebral). A manipulação com táticas de cultos é real e muito perigosa. Ela quase acabou com minha vida. Tragicamente, eu recebi recentemente quatro relatos de suicídios de distribuidores. Tenho sido contatado por pessoas de vários países pedindo ajuda para conseguir tirar alguém do esquema da seita motivacional da Amway ou Quixtar. Ex-distribuidores tiveram que ser tratados em centros de recuperação para ex-membros de cultos. A doutrinação deste culto tem impactado pessoas que têm me contatado da Europa, Canadá, EUA e Austrália.


O Que Fazer


Se você foi fraudado, a melhor coisa a fazer é abrir uma denúncia formal com o governo local. Um grupo de vítimas é sempre mais poderoso que um indivíduo; você deve contatar outros que tenham também perdido dinheiro no esquema. Contatar a mídia é fundamental. Traga repórteres locais e jornalistas das estações de TV ao encontros de recrutamento e sessões de treinamento e conte sua história. Dirija-os a este website.


A fraude completa está bem documentada em inglês em meu website www.merchantsofdeception.com , onde você poderá encontrar um livro gratuito de 300 páginas descrevendo cada aspecto de mais de 20 anos de história de fraude e das táticas de lavagem cerebral utilizadas. Sinto que o livro esteja disponível apenas em inglês por enquanto. Como americano, por favor, aceite minhas desculpas por este câncer social e financeiro que foi levado a seu país.


Com os melhores votos, meu amigo(a),
Eric Scheibeler


Para saber mais sobre o autor visite o site.
www.merchantsofdeception.com


ou veja esta postagem em seu endereço original.

1 comentários:

Anônimo disse...

Isto é tudo verdade. Em 1993 eu entrei para a AMWAY, sendo que no meu caso e de todas a outras que entraram nesta época, éramos regidos e tinhamos nossas mentes lavadas pelo sistema PRONET (me Deus quanto dinheiro gastei com um monte de fitas e livros destes) eu quase bebeia DISHDROPS tamanha era a lavagem cerebral. Mas apesar de toda loucura semanal, eu vivia dentro de um terno azul e gravata vermelha (tamanha era a lavagem cerbral que praticamente éramos a semelhança um dos outros. pareciamos zumbis louco pelo PIN diamante) todo fim de semana eu saia de casa embalado no meu terno azul marinho e gravata vermelha levando um imenso quadro branco e lá ia eu pra casa de gente humilde, enganá-las sem saber disso pois estava anestesiado de mais achando que ia ter muito dinheiro, mansões e carrões daqueles gringos que apareciam nos videos mostrados nas reuniões semanais do grupo. Mas a única coisa que consegui nisso tudo foi um PIN de 9% e uma vasta quantidade de cheques devolvidos por uma conta que abri com o contrato no Bradesco, pois éra muito fácil abrir uma conta corrente com o uma cópia do contrato de distribuidor da AMWAY. Bem... em 1993 abrir uma conta corrente não era muito fácil naquela época . Eu era levadro a acreditar que era da PRONET e não exatamente da AMWAY, havia uma coisa tão doentia e maluca que os "lideres" diziam pra nós que não precisavamos da AMWAY mas sim éramos da PRONET pois se um dia a AMWAY saisse de cena poderiamos nos aliar a outra empresa e ter uma extrutura própria. Ná época havia lido em umas revistas sobre franquias que a PRONET não éra bem vista pela própria AMWAY. Mas de qualquer forma essa experiência não foi em vão. De lá pra cá me apresentaram outros marketings direto como ODORIZZI e eu... tô fora! abraço a todos e analizem muito bem o que lhe oferecerem.
postado por carlos ca3rjo@gmail.com

Postar um comentário

 

©2009 Guia multinivel | by TNB